Sexagem Fetal

Sexagem Fetal

O método de PCR desenvolvido para a determinação do sexo fetal é uma técnica não invasiva, que possui excelente sensibilidade e especificidade. A determinação do sexo fetal permite o tratamento adequado em doenças relacionadas a esta determinação.

Como por exemplo, a descontinuidade de tratamento de alto risco com dexametasona, em gestantes de fetos masculinos com suspeita de hiperplasia adrenal congênita.

Devido à alta especificidade e sensibilidade deste exame para detectar o sexo fetal, o teste quantitativo por PCR em tempo real (Real Time) poderá ser usado como um teste preliminar, evitando a coleta do vilo coriônico para a pesquisa de gravidez de alto risco associado às desordens do cromossomo Y.

 

 

Perguntas Frequentes

1- Quem pode fazer o exame?

Qualquer mulher que esteja grávida e com mais de 10 semanas de gestação. O teste não detecta gravidez. Em mulheres não grávidas, o teste apontará a ausência de detecção de marcador SRY, sugestivo de feto feminino.

2- Qual a idade gestacional mais apropriada para a realização do teste?

A partir da 10ª semana de gestação.

3- O resultado pode ter interferência, se a gestante teve um filho do sexo masculino em gravidez anterior?

Não, o DNA fetal é rapidamente eliminado da circulação materna horas após o parto.

4- Em quanto tempo o resultado fica pronto?

Aproximadamente 5 dias.

5- Algum plano cobre o exame?

Não, nenhum plano de saúde cobre este exame.

6- O que preciso saber para o exame não dar errado?

Estar com 10 semanas ou mais de gestação e o ultrassom deve garantir que existe somente 1 feto. A precisão do teste não se aplica para casos de gestação gemelar, mesmo nos casos em que um deles não se desenvolva.

Referência: LEVI, José Eduardo; WENDEL, Silvano; TAKAOKA, Deise Tihe. Determinação pré-natal do sexo fetal por meio da análise de DNA no plasma materno. RBGO - v. 25, no 9, 2003.

Endereço:Rua Vinte e Oito, 964 – Centro – Barretos / SP - CEP: 14780-110
Fone: 17-3322 3622 e 17-3324 2976 | Email: labsuzuki@terra.com.br